top of page

JAZZ E O TROMPETE

  • Bezaliel Rocha Lobo
  • 25 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

WINTON MARSALIS

Marsalis é um verdadeiro astro do trompete. Conhecido pela sua seriedade e respeito ao tratar a música, é um músico altamente profissional e um virtuoso da improvisação no jazz.


Diretor do Jazz at Lincoln Center na cidade de Nova Iorque e já considerado por muitos como o “embaixador da música americana” pelo seu profundo respeito e divulgação das tradições musicais dos EU.


Começou sua carreira na música sendo muito jovem, tendo manifestado um profundo interesse pela técnica do trompete no jazz e pela música clássica.


É considerado um dos maiores “virtuosos” do trompete de todos os tempos por sua destreza e profissionalismo tanto na musica clássica como no jazz. Recebeu o Prémio Pulitzer de Música em 1997 por Blood on the Fields, oratorio.

ARTURO SANDOVAL

Arturo Sandoval foi filho de um mecânico de automóveis. Começou a estudar trompete clássico aos 12 anos e foi matriculado na escola Nacional das Artes aos 15 anos.


No início na década de 1970, ele se tornou um dos membros fundadores da Orquesta Cubana de música Moderna, que, em 1973, tinha evoluído para o Afro-cuban, influenciado pela banda Irakere.


Sandoval conheceu seu ídolo Dizzy Gillespie em 1977, que rapidamente se tornou seu mentor e colega, tocando com Sandoval em concertos na Europa e em Cuba.


Assinando com GRP, o primeiro álbum americano do Sandoval, apropriadamente titulado o voo para a liberdade, demonstrou sua versatilidade em vários idiomas, e excursionou com alta energia ao seu grupo Afro-cuban na década de 1990.


Com uma ampla carreira como trompetista tem se convertido em um ícone do instrumento sendo considerado por muitos o trompetista mais completo do mundo pela sua técnica no trompete.


DOC SEVERINSEN


Temos que tirar o chapel diante desse grande do trompete. Um dos trompetistas com mais domínio e controle da técnica e o registro que já tem existido. Também uma das “línguas” mais “quentes” da historia do trompete pela facilidade e domínio do ligado e a flexibilidade.


Severinsen herdou o apelido de ‘Doc’ de seu pai, que era dentista (doc). Em 1952 Doc entrou para a Orquestra do programa de televisão da NBC The Tonight Show como primeiro trompete.


Em 1967 ele assumiu a liderança do grupo, alcançando notoriedade e transformando-a na mais famosa big band da América.


Ele também gravou dezenas de álbuns e também trabalhou com Henri Mancini, Benny Goodman e muitas outras orquestras.


Em 1992, deixada a Orquestra da NBC, começou a ensinar exercícios e segredos do trompete em diferentes universidades e tocar com seu grupo Doc Severinsen & The San Miguel Five.

 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Ney Martins. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page